SAMU (192):
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.
O Ministério da Saúde vem concentrando esforços no sentido de implementar a Política Nacional de Atenção às Urgências, da qual o SAMU 192 é componente fundamental. Tal Política prioriza os princípios do SUS, com ênfase na construção de redes de atenção integral às urgências regionalizadas e hierarquizadas que permitam a organização da atenção, com o objetivo de garantir a universalidade do acesso, a equidade na alocação de recursos e a integralidade na atenção prestada.
O SAMU 192 realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.
- residências.
- locais de trabalho.
- vias públicas.
Importante: O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.
Quando Chamar o SAMU 192?
O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo e mível. Os técnicos do atendimento telefônico que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização.
Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário. As ambulâncias do SAMU 192 são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência.
A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso. As unidades móveis podem ser ambulâncias, motolâncias, ambulanchas ou aeromédicos, conforme a disponibilidade e necessidade de cada situação, sempre no intuito de garantir a maior abrangência possível.
QUANDO CHAMAR O SAMU
- Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
- Intoxicação exógena e envenenamento;
- Queimaduras graves;
- Na ocorrência de maus tratos;
- Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
- Em tentativas de suicídio;
- Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;
- Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
- Afogamentos;
- Choque elétrico;
- Acidentes com produtos perigosos;
- Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
- Agressão por arma de fogo ou arma branca;
- Soterramento, Desabamento;
- Crises Convulsivas;
- Transferência inter-hospitalar de doentes graves;
- Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.
QUANDO NÃO CHAMAR O SAMU
- Febre prolongada;
- Dores crônicas;
- Vômito e diarreia;
- Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames;
- Transporte de óbito;
- Dor de dente;
- Transferência sem regulação médica prévia;
- Trocas de sonda;
- Corte com pouco sangramento,
- Entorses;
- Cólicas renais;
- Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio;
- Todas as demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.
Importante: Nestes casos e em todos os casos sem caracterização de urgência ou emergência, o paciente poderá ser encaminhado ao posto de saúde ou então as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mais próximas.
DICAS PARA QUEM LIGAR PARA O SAMU 192
- Em caso de acidente verifique a quantidade de vítimas, o estado de consciência delas e se alguma delas está presa ás ferragens;
- Ligue para o 192 e siga as orientações do Médico Regulador;
- Sinalize as vias com galhos de arvore e triângulo de sinalização;
- Em caso de acidente com motos: não toque nas vítimas, não retire o capacete;
- Não dê água aos acidentados.
Corpo de Bombeiros (193):
O Corpo de Bombeiros atende situações de risco que não são necessariamente médicas. Ligue para os bombeiros quando:
- Incêndios: Em casas, apartamentos, prédios, etc.
- Acidentes de trânsito: Com vítimas ou não.
- Desabamentos: De casas, prédios, etc.
- Afogamentos: Em rios, mares, piscinas, etc.
- Soterramentos: Em deslizamentos de terra, etc.
- Resgate de animais: Em situações de perigo.
- Vazamento de gás: Em casas, apartamentos, prédios, etc.
- Emergências com produtos químicos: Vazamentos, derramamentos, etc.
Quando ligar para os bombeiros e quando ligar para o SAMU?
Esta é uma dúvida comum, pois ambas as intuições possuem ambulâncias. Resumidamente, casos clínicos (como infarto ou AVC) devem ser repassados para o SAMU e casos gerados por traumas (como agressões ou quedas) ou que necessitem de resgate/salvamento para os bombeiros. Todavia, na ausência ou indisponibilidade do SAMU, o Corpo de Bombeiros deverá ser acionado.
Além disso, como você deve saber, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina também possui caminhões de incêndio/resgate, embarcações, helicópteros etc. Assim, são inúmeros os casos em que podemos ser acionados; confira abaixo:
- Incêndios
- Acidentes com trauma (acidentes de trânsito, agressões, ferimentos por armas, quedas, queimaduras, etc)
- Choques elétricos
- Engasgamento
- Pessoas inconscientes
- Pessoas perdidas na mata
- Salvamento aquático
- Desabamentos e deslizamentos
- Enchentes, inundações e enxurradas
- Captura de animais agressivos/silvestres
- Acidentes com produtos perigosos
- Vazamentos de gás
- Resgate em altura ou em espaço confinado
Como devo proceder no momento da ligação?
Em caso de emergência, pode ser difícil, mas tente manter a calma e responder todas as perguntas do atendente.
Se possível, organize previamente as respostas das seguintes perguntas:
- O que aconteceu?
- Qual numero, rua, bairro e ponto de referência?
- Quantas vítimas?
- Há outros riscos?
- Qual a situação no local?
Acionando mais de uma instituição
Saiba que, em muitos casos, pode ser necessário ligar para mais de uma instituição, por exemplo:
- Em acidentes de trânsito com vítimas deve-se ligar para o Corpo de Bombeiros e para o policiamento que faz a segurança da via (PM, PRE ou PRF). O que não exclui a necessidade de fazer o B.O com a Polícia Civil em seguida.
- Em casos envolvendo risco de desabamento e risco à vida, saia do local de risco, se possível, e ligue para o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
- Em casos de incêndio próximo a rede elétrica, deve-se ligar para o Corpo de Bombeiros e, após, para a companhia de luz de sua cidade.
Trote
O trote prejudica diretamente o atendimento de situações reais de socorro e, ainda hoje, o Corpo de Bombeiros sofre com tal prática.
Se isso não é suficiente para o impedir de cometer esse crime; saiba que, segundo a Lei 2848 de 1940 – Art 266 do Código Penal, a prática de trote (interromper, impedir, dificultar ou perturbar o serviço telefônico de emergência) gera uma pena de detenção de um a três anos e multa.
Caso tenha filhos, conscientize-os!
Evite usar o número de emergência quando não for emergência
Para evitar que atendimentos que necessitam urgência sejam retardados por ligações casuais, pedimos que, caso não se trate de uma situação emergencial, o cidadão entre em contato com os bombeiros através do telefone do quartel mais próximo. Você pode encontrá-lo neste site.
Polícia Militar (190):
A Polícia Militar atende situações de crime ou perigo à segurança pública. Ligue para a polícia quando:
- Crimes em andamento: Roubos, furtos, agressões, etc.
- Violência doméstica: Agressões físicas, verbais ou psicológicas.
- Tráfico de drogas: Denúncias de venda ou consumo de drogas.
- Ameaças: De violência contra você ou outras pessoas.
- Suspeitas de crimes: Pessoas em atitude suspeita, veículos roubados, etc.
- Acidentes de trânsito: Com vítimas e necessidade de registro de boletim de ocorrência.
Lembre-se:
- Em caso de dúvida, ligue para o 190 (Polícia Militar). Eles poderão orientar você sobre qual serviço acionar.
- Tenha em mãos os telefones de emergência anotados em um local de fácil acesso.
- Mantenha a calma e forneça o máximo de informações possível ao operador da linha de emergência.
Emergências não esperam. Saber qual serviço acionar pode salvar vidas!
Telefones de emergência:
- SAMU: 192
- Corpo de Bombeiros: 193
- Polícia Militar: 190
Outros números
Central de Atendimento à Mulher: 180
Disque Direitos Humanos: 100
Disque Racismo: 156
Violência contra animais
Polícia Militar Ambiental: (48) 3269-7111
Ibama: (48) 3224-6077
Para prevenção ao suicídio
CVV (Centro de Valorização da Vida): 188
ou pelo site: https://www.cvv.org.br/
Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares!
Referências: