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Emergências: SAMU, Bombeiros ou Polícia Militar? Saiba quando acionar cada um!

Em situações de emergência, o tempo é crucial. Saber qual serviço acionar pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Neste artigo, vamos orientar você sobre quando chamar o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.
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SAMU (192):

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

Ministério da Saúde vem concentrando esforços no sentido de implementar a Política Nacional de Atenção às Urgências, da qual o SAMU 192 é componente fundamental. Tal Política prioriza os princípios do SUS, com ênfase na construção de redes de atenção integral às urgências regionalizadas e hierarquizadas que permitam a organização da atenção, com o objetivo de garantir a universalidade do acesso, a equidade na alocação de recursos e a integralidade na atenção prestada.

SAMU 192 realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

  • residências.
  • locais de trabalho.
  • vias públicas.

Importante: O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

Quando Chamar o SAMU 192?

O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo e mível. Os técnicos do atendimento telefônico que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização.

Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário. As ambulâncias do SAMU 192 são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência. 

A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso. As unidades móveis podem ser ambulâncias, motolâncias, ambulanchas ou aeromédicos, conforme a disponibilidade e necessidade de cada situação, sempre no intuito de garantir a maior abrangência possível.

QUANDO CHAMAR O SAMU

  • Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
  • Intoxicação exógena e envenenamento;
  • Queimaduras graves;
  • Na ocorrência de maus tratos;
  • Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
  • Em tentativas de suicídio;
  • Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;
  • Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
  • Afogamentos;
  • Choque elétrico;
  • Acidentes com produtos perigosos;
  • Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
  • Agressão por arma de fogo ou arma branca;
  • Soterramento, Desabamento;
  • Crises Convulsivas;
  • Transferência inter-hospitalar de doentes graves;
  • Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

QUANDO NÃO CHAMAR O SAMU

  • Febre prolongada;
  • Dores crônicas;
  • Vômito e diarreia;
  • Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames;
  • Transporte de óbito;
  • Dor de dente;
  • Transferência sem regulação médica prévia;
  • Trocas de sonda;
  • Corte com pouco sangramento,
  • Entorses;
  • Cólicas renais;
  • Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio;
  • Todas as demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.

Importante: Nestes casos e em todos os casos sem caracterização de urgência ou emergência, o paciente poderá ser encaminhado ao posto de saúde ou então as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mais próximas.

DICAS PARA QUEM LIGAR PARA O SAMU 192

  • Em caso de acidente verifique a quantidade de vítimas, o estado de consciência delas e se alguma delas está presa ás ferragens;
  • Ligue para o 192 e siga as orientações do Médico Regulador;
  • Sinalize as vias com galhos de arvore e triângulo de sinalização;
  • Em caso de acidente com motos: não toque nas vítimas, não retire o capacete;
  • Não dê água aos acidentados.

Corpo de Bombeiros (193):

O Corpo de Bombeiros atende situações de risco que não são necessariamente médicas. Ligue para os bombeiros quando:

  • Incêndios: Em casas, apartamentos, prédios, etc.
  • Acidentes de trânsito: Com vítimas ou não.
  • Desabamentos: De casas, prédios, etc.
  • Afogamentos: Em rios, mares, piscinas, etc.
  • Soterramentos: Em deslizamentos de terra, etc.
  • Resgate de animais: Em situações de perigo.
  • Vazamento de gás: Em casas, apartamentos, prédios, etc.
  • Emergências com produtos químicos: Vazamentos, derramamentos, etc.

Quando ligar para os bombeiros e quando ligar para o SAMU?

Esta é uma dúvida comum, pois ambas as intuições possuem ambulâncias. Resumidamente, casos clínicos (como infarto ou AVC) devem ser repassados para o SAMU e casos gerados por traumas (como agressões ou quedas) ou que necessitem de resgate/salvamento para os bombeiros. Todavia, na ausência ou indisponibilidade do SAMU, o Corpo de Bombeiros deverá ser acionado.

Além disso, como você deve saber, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina também possui caminhões de incêndio/resgate, embarcações, helicópteros etc. Assim, são inúmeros os casos em que podemos ser acionados; confira abaixo:

  • Incêndios
  • Acidentes com trauma (acidentes de trânsito, agressões, ferimentos por armas, quedas, queimaduras, etc)
  • Choques elétricos
  • Engasgamento
  • Pessoas inconscientes
  • Pessoas perdidas na mata
  • Salvamento aquático
  • Desabamentos e deslizamentos
  • Enchentes, inundações e enxurradas
  • Captura de animais agressivos/silvestres
  • Acidentes com produtos perigosos
  • Vazamentos de gás
  • Resgate em altura ou em espaço confinado

Como devo proceder no momento da ligação?

Em caso de emergência, pode ser difícil, mas tente manter a calma e responder todas as perguntas do atendente.

Se possível, organize previamente as respostas das seguintes perguntas:

  • O que aconteceu?
  • Qual numero, rua, bairro e ponto de referência?
  • Quantas vítimas?
  • Há outros riscos?
  • Qual a situação no local?

Acionando mais de uma instituição

Saiba que, em muitos casos, pode ser necessário ligar para mais de uma instituição, por exemplo: 

  • Em acidentes de trânsito com vítimas deve-se ligar para o Corpo de Bombeiros e para o policiamento que faz a segurança da via (PM, PRE ou PRF). O que não exclui a necessidade de fazer o B.O com a Polícia Civil em seguida.
  • Em casos envolvendo risco de desabamento e risco à vida, saia do local de risco, se possível, e ligue para o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
  • Em casos de incêndio próximo a rede elétrica, deve-se ligar para o Corpo de Bombeiros e, após, para a companhia de luz de sua cidade.

Trote

O trote prejudica diretamente o atendimento de situações reais de socorro e, ainda hoje, o Corpo de Bombeiros sofre com tal prática.

Se isso não é suficiente para o impedir de cometer esse crime; saiba que, segundo a Lei 2848 de 1940 – Art 266 do Código Penal, a prática de trote (interromper, impedir, dificultar ou perturbar o serviço telefônico de emergência) gera uma pena de detenção de um a três anos e multa.

Caso tenha filhos, conscientize-os!

Evite usar o número de emergência quando não for emergência

Para evitar que atendimentos que necessitam urgência sejam retardados por ligações casuais, pedimos que, caso não se trate de uma situação emergencial, o cidadão entre em contato com os bombeiros através do telefone do quartel mais próximo. Você pode encontrá-lo neste site.

Polícia Militar (190):

A Polícia Militar atende situações de crime ou perigo à segurança pública. Ligue para a polícia quando:

  • Crimes em andamento: Roubos, furtos, agressões, etc.
  • Violência doméstica: Agressões físicas, verbais ou psicológicas.
  • Tráfico de drogas: Denúncias de venda ou consumo de drogas.
  • Ameaças: De violência contra você ou outras pessoas.
  • Suspeitas de crimes: Pessoas em atitude suspeita, veículos roubados, etc.
  • Acidentes de trânsito: Com vítimas e necessidade de registro de boletim de ocorrência.

Lembre-se:

  • Em caso de dúvida, ligue para o 190 (Polícia Militar). Eles poderão orientar você sobre qual serviço acionar.
  • Tenha em mãos os telefones de emergência anotados em um local de fácil acesso.
  • Mantenha a calma e forneça o máximo de informações possível ao operador da linha de emergência.

Emergências não esperam. Saber qual serviço acionar pode salvar vidas!

Telefones de emergência:

  • SAMU: 192
  • Corpo de Bombeiros: 193
  • Polícia Militar: 190

Outros números

Central de Atendimento à Mulher: 180

Disque Direitos Humanos: 100

Disque Racismo: 156

Violência contra animais

Polícia Militar Ambiental: (48) 3269-7111

Ibama: (48) 3224-6077

Para prevenção ao suicídio

CVV (Centro de Valorização da Vida): 188

ou pelo site: https://www.cvv.org.br/

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Referências:

https://www.cbm.sc.gov.br/index.php/dicas-de-prevencao/numeros-emergencia#:~:text=Em%20acidentes%20de%20tr%C3%A2nsito%20com,a%20Pol%C3%ADcia%20Civil%20em%20seguida.

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/samu-192#:~:text=Soterramento%2C%20Desabamento%3B,morte%2C%20sequela%20ou%20sofrimento%20intenso.

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